top of page
Buscar
Foto do escritorManoela Fenilli

Alimentação e a Saúde da Mulher

O organismo da mulher é multifuncional, de gestora, mãe, nutriz, mulher, profissional, amiga, dona de casa, até praticante de atividade física/atleta. O que nos mostra o quão importante a nutrição deve ser para garantir a energia e ter o suporte necessário para dar conta de tudo.

E tudo isso depende de uma alimentação equilibrada associada a hábitos saudáveis. A mulher tem necessidades energéticas e organização hormonal diferente do homem, até por ter um órgão a mais e conferir a perfeição da natureza de ser mamífera e o poder de ser gestora e nutriz, e por isso também está mais susceptível a ter deficiências nutricionais e infecções de repetição. Têm mais vulnerabilidade nas adaptações do metabolismo, nas respostas aos estímulos e no sistema imunológico.


Apesar de ter mais risco e “desvantagens” para desenvolver doenças crônicas, as mulheres têm maior prevalência de comportamentos saudáveis, então vamos lá que o potencial de cuidar muito bem de si, de ser mais vaidosa, de se preocupar mais com a sua própria saúde, é um ponto a favor!


Um dos motivos que mais se encaixa para justificar esses dados é o lado mais emocional e sensitivo da mulher. Que pode por vezes parecer uma fraqueza, porém isso também explica a capacidade que a mulher tem de conseguir assumir tantos papéis e desempenhar tudo de maneira exemplar e organizada, a dedicação e o empenho da mulher sem dúvida vai além do que qualquer outro ser humano.


Por outro lado, a mulher tem a tendência de ser mais intensa, explosiva e impaciente. E isso acaba refletindo no corpo com sintomas mais frequentes de dor de cabeça, irritabilidades e alterações de humor. Mas calma lá, a notícia boa é que conseguimos modular e minimizar tudo isso através da nutrição. Então vamos ver quais são os alimentos essenciais na alimentação da mulher?


Sementes como a de linhaça, chia, girassol, abóbora e gergelim. As sementes ajudam muito a regular todo ciclo hormonal e minimizam os sintomas de TPM. Dica é consumir pelo menos 1 colher todos os dias, um mix de sementes é uma opção prática e fácil, tempere a seu gosto, leve ao fogo para torrar por 10 minutos regadas com um fio de azeite de oliva (forno ou antiaderente sempre mexendo), deixe esfriar naturalmente, armazene em pote hermético e se delicie combinando com saladas, legumes, ovos, sopas, pães, cremes e caldos.


Alimentos ricos em magnésio que possui ação importante na ansiedade, relaxamento, redução de tensões, câimbras musculares, além de ser coadjuvante da vitamina D hormônio que regula quase tudo no nosso organismo e tem papel fundamental na imunidade. Vegetais folhosos verdes escuros, semente de abóbora, abacate, amêndoas, castanhas, aveia e alimentos integrais em geral.


Procure priorizar alimentos de verdade e na sua forma inteira, frutas com casca e bagaço, talos e casca dos vegetais, tubérculos e raízes que possuem mais fibras, vitaminas e minerais na sua essência e não passam por nenhum processo de industrialização. Equilibre o consumo de proteína equilibrando com ovos, peixes, carnes brancas e não exagerando nas vermelhas.


Associe uma alimentação leve e nutritiva a um sono regulado, ingestão de água, mastigação adequada e prática de alguma atividade física e o resultado será melhora da disposição, energia, humor e bem estar!


Texto por: Nutri Manoela Fenilli

Nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668



2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page