top of page
Buscar
Foto do escritorManoela Fenilli

Conheça os benefícios da água em jejum!

Água, o líquido essencial para vida! Já que pincelamos um pouco sobre a importância de beber água semana passada, que tal explorarmos mais sobre esse tema tão popular? Beber água adequadamente traz muitos benefícios á saúde já conhecidos por todos nós, mas será que em jejum é tão bom quanto? A resposta é sim!

Tomar água em jejum tem muitas vantagens. Pra começar precisamos hidratar o corpo já que estamos no mínimo 6 horas ou mais sem ingerir nada. Durante o sono fazemos limpeza e reparação celular em todos os órgãos utilizando água para as trocas de nutrientes e eliminação das toxinas. Ao acordar se bebermos em torno de 1 garrafinha de água (500ml) é como se estivéssemos lubricando tudo de maneira tão perfeita que naturalmente o corpo entra em estado de equilíbrio.


Além disso, beber água em jejum diminui inchaço e retenção de líquido, auxilia no funcionamento adequado dos rins, reduz risco de formação de cálculos, potencializa a hidratação da pele, aumenta temperatura corporal dando um “ponta pé” inicial no processo de emagrecimento, melhora motilidade intestinal evitando a constipação, fortalece a imunidade, ajuda na absorção de vitaminas e minerais nutrindo de maneira mais eficiente o nosso organismo e por aí vai, o simples ato de beber água em jejum influencia positivamente o nosso organismo.


Outro ponto interessante é a quantidade total que deve ser ingerida. Você sabia que só para produção de saliva é gasto de 1-1,5l por dia? A necessidade diária na média fica entre 2,5-3l mas o ideal é ser personalizada de acordo com as atividades diárias e nível de exercício e é calculada com base no peso, então a matemática fica assim: de 30 a 45 ml por kg de peso. Se você tem uma rotina leve e pouca atividade física multiplique seu peso por 30-35ml por exemplo. Agora se movimenta mais e tem exercício frequente use como base 40-45ml / kg de seu peso.


E lembrando que a água é fundamental para queima de gordura, cada molécula de gordura precisa de 2 de água para ser queimada. Acrescento informando que o corpo precisa de água para as funções vitais e se não ingerimos a quantidade suficiente a água “suja” do intestino é reabsorvida e utilizada no que for necessário.


Então foco na água, distribua a quantidade total ao longo do dia, iniciando em jejum e depois com garrafinhas durante a manhã e período da tarde, evite tomar acumulado pois seu corpo não fará o melhor aproveitamento dessa água e será desperdiçada. Durante as refeições no máximo 100ml não atrapalha a digestão.


A ingestão hídrica total pode ser completada com 1 a 2 xícaras por dia de chás naturais de ervas/frutas (que pode ser tomado gelado também). E para os “não amantes” uma sugestão é a água saborizada que fica super refrescante, use sua criatividade e “tempere” sua água tornando-a mais atrativa ao seu paladar, pode ser com rodelas de gengibre, limão, laranja, canela em pau, hibisco, cravo, hortelã, morango, manjericão, etc. Aproveite o verão para criar o hábito de beber bastante água, seu corpo e sua saúde agradecem!

Texto por: Nutri Manoela Fenilli

Nutricionista formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC) em 2007. Pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional pela VP/Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul-SP). Atendimentos personalizados com foco em modulação intestinal, emagrecimento, câncer, desequilíbrios nutricionais e nutrição para atletas e praticantes de atividade física. CRN 7668

61 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commentaires


bottom of page